Jornal do Interior, da Uvesp, enaltece a transparência da Câmara de Votorantim

por Comunicação publicado 09/10/2023 14h15, última modificação 10/10/2023 12h34

A edição de setembro do Jornal do Interior, publicado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), trouxe uma reportagem sobre a adesão da Câmara de Votorantim ao Programa Nacional de Transparência Pública, implementando o Radar da Transparência.

No texto, assinado pela jornalista Eliria Buso, o Jornal do Interior enaltece o fato da Câmara Municipal de Votorantim ter dado um passo significativo em seu compromisso com a prestação de contas. Ao aderir ao Programa Nacional de Transparência Pública, o Legislativo votorantinense aprimorou a transparência de suas ações junto aos cidadãos.
Na última avaliação do Legislativo municipal, a cidade alcançou o Nível Intermediário. A pontuação atual é referente aos dados fornecidos no ano passado, e um novo questionário foi respondido recentemente, que será avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Ao Jornal do Interior, o Presidente da Câmara de Votorantim, vereador Thiago Schiming (PSDB), disse que “tornar a Câmara mais transparente, além de ser um ato ético e uma necessidade legal, permite que a população efetivamente participe na tomada de decisões fortalecendo o diálogo, princípio básico da democracia, traz mais credibilidade aos atos do Legislativo e torna todos mais conscientes quanto à prevenção à corrupção”.

A reportagem explica que a iniciativa resulta na atualização do Portal Radar Nacional de Transparência Pública, que concentra os links de acesso aos portais públicos e divulga o índice de transparência atribuído a cada instituição avaliada.
“Os cidadãos de Votorantim podem acessar, dentro do próprio site da Câmara, a página com link direcionando para o Portal Radar Nacional de Transparência Pública. Para aumentar a conscientização sobre essa ferramenta, temos planos de divulgação da mesma com banner antes da transmissão das sessões nas redes sociais, além de vídeos e postagens nas redes.

Iremos em breve realizar uma pesquisa com a população sobre a sua forma de consumo de conteúdo e com isso tornar nossos canais de comunicação e contato com a população cada vez mais eficazes e quem sabe até criar novos canais que facilitem ainda mais o acesso da população às informações sobre o Legislativo”, disse Thiago Schiming à jornalista
Eliria Buso.