Grupo de Escoteiros Vuturaty recebe Homenagem pelos 30 anos de formação

por Comunicação publicado 01/06/2023 16h34, última modificação 01/06/2023 16h34

Por iniciativa do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), a mesa diretora da Câmara Municipal de Votorantim, homenageou na noite desta quarta-feira (31) o Grupo de Escoteiros Vuturaty, pelos 30 anos de formação.

O evento contou também com as presenças do presidente da Câmara Municipal; vereador Thiago Schiming; da prefeita Fabíola Alves da Silva; dos vereadores Cirineu Barbosa e José Cláudio Pereira (Zelão); da presidente do Grupo de Escoteiros Vuturaty, chefe Helenice Conegero; Comissária chefe Maurícia Caldeira, além dos demais membros do grupo e familiares.

“Estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação, esse é o lema propagado em todo o mundo pelo movimento escotista, e aqui em nossa cidade não é diferente”, ressalta o vereador Cesar Silva.

Para o presidente da Câmara Municipal; vereador Thiago Schiming, o grupo é de suma importância para a cidade e a homenagem é mais do que merecida. Já a prefeita Fabíola Alves da Silva destacou a bela iniciativa dos vereadores e o fato do grupo estar sempre presente nas ações realizadas pelo município, “eles nos honram como os vanguardeiros da cidade”, conclui.

O Grupo de Escoteiros Vuturaty completou 30 anos de atuação no último dia 22 de maio. Oficialmente começou a existir em 1993, data que marca o aniversário de fundação. Foi quando aconteceram as primeiras promessas para monitores escoteiros e monitores seniores que passariam a tomar conta das primeiras patrulhas do grupo.

De acordo com o parlamentar, a preocupação dos pais é direcionar seus filhos para práticas saudáveis e que desperte o comprometimento cidadão. Uma das alternativas é encaminhar para participar em grupos organizados como os escoteiros Vuturaty, que vem ao longo de três décadas se consolidando como uma dessas referências em nossa cidade.

Todo sábado, seja no período da manhã ou tarde, ir até a sede do grupo situada na avenida Claudio Pinto do Nascimento, 319, é fácil observar o que move essa disposição voluntária de chefes escoteiros e os motivos despertados para reunir cerca de 195 integrantes, distribuídos nos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro.

“Aqueles que passam a conhecer o grupo logo ficam impressionados com tamanha organização e disciplina em respeito às regras escotistas, mas é preciso viajar pelo tempo e relembrar como tudo começou e de que forma esse trabalho de formação ganhou corpo”, ressalta o vereador Cesar Silva.