Dia do Digital Influencer é aprovado na Câmara Municipal

por Comunicação publicado 04/10/2023 13h40, última modificação 05/10/2023 13h43
34ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 03/10/2023

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Ita (Cidadania), para instituir no calendário oficial de Votorantim o Dia do Digital Influencer, a ser celebrado anualmente em 30 de novembro, foi aprovado na Câmara Municipal durante a 34ª Sessão Legislativa realizada nesta terça-feira (03/10).

O PL visa homenagear o influenciador digital, pessoa que, por meio de suas redes sociais, cria e compartilha conteúdos na internet, na forma de vídeos, imagens ou textos, com capacidade de inspirar e influenciar opiniões, comportamentos e manifestações, além de informar a população sobre temas que julga relevantes.

“Temos muitos influenciadores digitais de Votorantim que compartilham inúmeros conteúdos, inclusive curiosidades da cidade, que valem a pena serem valorizados. É uma profissão que vem crescendo cada vez mais, principalmente entre os jovens”, destaca o parlamentar.

Uma das influenciadoras votorantinenses que inspiraram o Projeto de Lei do vereador Ita é Fatucia Branco, que atualmente conta com mais de 27 mil seguidores em seu Instagram.

“Tudo começou como uma brincadeira, algo leve e sem pretensão alguma. Fui compartilhando o meu dia a dia e o pessoal foi gostando cada vez mais. Hoje, se tornou um trabalho, onde consigo ajudar muitas pessoas. Ajudar a vender, a ter mais visibilidade, principalmente em nossa cidade”, conta Fatucia.

No Brasil há diversos digital influencers, dos mais diversos seguimentos. De acordo com um estudo da Nielsen, 92% das pessoas confiam mais na recomendação de outra pessoa que nas próprias marcas. Esta confiança acaba transformando os influenciadores digitais em eficazes alternativas de publicidade.

A inclusão desta data no Calendário Oficial se justifica também em razão de ter sido a data de 30 de novembro escolhida pelo FLUVIP, grupo líder de Influencer Marketing na América Latina e nos Estados Unidos, para ser comemorado o Dia do “Digital Influencer”, como forma de reconhecimento àqueles que exercem impacto direto na vida de seus seguidores, criando assim, uma nova relação entre marcas e consumidores.

Com a aprovação do Poder Legislativo, o projeto passará pelo Poder Executivo para que seja sancionado.