Corrida de São João agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Votorantim

por Comunicação publicado 22/06/2023 11h25, última modificação 22/06/2023 13h32

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou nesta terça-feira (20) o Projeto de Lei Ordinária nº 037/23, de autoria do vereador Cirineu Barbosa (PMN), que declara a Corrida de São João como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Votorantim.

Em sua justificativa, Cirineu Barbosa – vice-presidente da do Poder Legislativo – enfatiza que a   Corrida de São João é uma prova de rua, realizada anualmente em Votorantim, durante a tradicional Festa Junina da cidade.

Além disso, é a segunda mais antiga corrida de rua do Brasil, a primeira prova aconteceu em 1917, com 26 atletas com percurso de 4 e 8 km. Segundo César Silva, historiador, escritor, jornalista e vereador pelo Cidadania, a Corrida de São João, para homenagear o padroeiro, mas também ficou conhecida como Corrida da Fogueira e Corrida de Archotes. “Isso porque dava ao vencedor o direito de acender a fogueira e decretar o início oficial do evento”.

As primeiras edições tinham como ponto de partida a frente da rádio PRD-7 de Sorocaba -- inicialmente na rua 15 de Novembro e depois transferida para a esquina das ruas São Bento com Santa Clara -- e os corredores seguiam o percurso de quase sete quilômetros pela antiga estrada de terra do Lageado. Os atletas que não conseguiam completar a prova noturna contavam com caminhões que ofereciam a carroceria como carona. Além de ter o direito de acender a fogueira da festa, o ganhador da corrida era presenteado com cortes de pano, quitutes e o direito de escolher uma dama para dançar uma música no animado baile junto ao tablado.