Comissão de Ética se reúne na próxima segunda (06) para ouvir vereador Murilo Piatti

por Comunicação publicado 03/12/2021 17h00, última modificação 06/12/2021 14h57

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim realizou mais uma reunião nesta sexta-feira (03) com objetivo de continuar os trabalhos de apuração dos fatos divulgados em matéria da Gazeta de Votorantim, do dia 18 de setembro, com dados da Transparência da Câmara Municipal, que mostram gastos do vereador Murilo Piatti (PSDB) em viagem a São Paulo.

Estiveram presentes os vereadores Thiago Schiming (PSDB), presidente da Comissão; Cirineu Barbosa (PMN), relator e os membros da Comissão: Cesar Silva (CIDADANIA), Rogério de Lima (PP) e Pastor Lilo (DEM). O vereador Ita (CIDADANIA), os assessores dos vereadores Cirineu e Pastor Lilo, assim como os advogados do vereador Murilo Piatti acompanharam o encontro apenas como ouvintes. O vereador Mauro dos Materiais (PTB) não esteve presente, porém justificou ausência por motivos de saúde.

Vale lembrar que no último encontro da Comissão de Ética, o vereador Luciano Silva (DEM) solicitou, por meio de ofício, ser substituído pelo vereador Pastor Lilo. Após parecer favorável do jurídico da Câmara, Lilo já pôde participar como membro dessa reunião.

Após a leitura da ata da reunião anterior feita pelo vereador Cirineu Barbosa, os parlamentares deram sequência aos trabalhos. O presidente Thiago informou que entrou em contato com o gabinete do vereador paulistano Felipe Becari (PSD) e recebeu a informação de que o mesmo não poderia participar por motivos de saúde. Vale ressaltar que Becari foi convidado pela Comissão para ser ouvido no último dia 26, uma vez que teria se encontrado na época com Murilo Piatti para reunião e almoço na cidade de São Paulo.

Logo após, o relator leu ofícios recebidos do vereador Murilo e de seus dois assessores, comunicando que os mesmos não iriam comparecer à oitiva. No ofício dos assessores a justificativa dada é de que Murilo Piatti irá se pronunciar em data oportuna, logo, não era necessário ouvi-los. Já Murilo alegou compromissos pessoais e solicitou outra data para poder prestar esclarecimentos.

Os membros da comissão então votaram pela aceitação ou não das justificativas. Por unanimidade a comissão decidiu não acatar as justificativas dos assessores e, por esse motivo, eles serão convocados novamente. Já a alegação de Piatti foi acatada por todos, pois, segundo o presidente Thiago, foi um argumento aceitável.

Em certo momento da reunião o vereador Rogério de Lima questionou aos demais membros se os assessores estavam junto com Murilo no dia em que foram realizados os gastos com alimentação. “O vereador Murilo Piatti irá se pronunciar, então nós estamos querendo ouvir os assessores, como a gente ouviu o Setor de Transportes, entre outros”, afirmou Thiago Schiming, referindo-se à ausência da assessoria de Piatti à oitiva.

A próxima reunião foi marcada para segunda-feira (06), às 11h, e tanto os assessores, quanto o vereador Murilo Piatti foram convocados novamente para serem ouvidos.