Comissão de Ética pede informações sobre notas pagas a vereador

por Comunicação publicado 29/10/2021 14h58, última modificação 29/10/2021 14h58

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim realizou mais uma reunião nesta sexta-feira (29) com o intuito de dar sequência aos trabalhos de apuração dos fatos divulgados em matéria da Gazeta de Votorantim, do dia 18 de setembro, com dados da Transparência da Câmara Municipal, que mostram gastos do vereador Murilo Piatti (PSDB) em viagem a São Paulo.

Os membros da Comissão analisaram todas as notas apresentadas pelo vereador desde janeiro/2021 e fizeram alguns apontamentos relacionados o que consta na norma que rege a restituição de gastos de parlamentares em viagens. O presidente da Comissão, Thiago Schiming (PSDB) falou sobre alguns desses apontamentos “Na nossa norma, só o vereador pode fazer refeição a ser ressarcida, pois apenas uma refeição pode ser paga. Analisamos ainda, notas com despesas diversas, o que não pode ocorrer, uma vez que na norma consta o pagamento apenas de refeições – gorjetas, sobremesas, taxa de serviço, etc. não devem ser pagas. Temos questionamentos também quanto aos horários e locais das refeições que não batem com os relatórios. Por isso, iremos apresentar questionamentos por escrito para que o setor responsável possa responder esses questionamentos”, explicou Thiago.

Os vereadores, na última reunião decidiram notificar o restaurante responsável pela nota que iniciou toda a investigação. O prazo final para entrega das respostas seria no dia 25/10, porém, o restaurante não enviou qualquer resposta e não retorna as ligações. “Encaminhamos o ofício, ligamos para o restaurante e eles nos disseram que responderiam até o dia 25, mas agora a gente liga, e a gerente nunca está. Por isso, vamos então, reiterar o pedido e se até a próxima sexta não houver resposta, iremos até lá pessoalmente”, afirmou.

Participaram da reunião os vereadores Thiago Schiming (PSDB), presidente da Comisão; Cirineu Barbosa (PMN), relator e os demais membros Cesar Silva (Cidadania); Luciano Silva (DEM) e Rogério Lima (PP). O vereador Mauro dos Materiais (PTB) justificou a sua ausência por motivos de saúde. Ita (Cidadania) e Pastor Lilo (DEM) também participaram, porém, como ouvintes.

A próxima reunião será realizada na sexta-feira, 12 de novembro, para que o responsável pelo setor tenha tempo hábil para responder os questionamentos e também, para que o restaurante possa enviar as respostas solicitadas.