Câmara Municipal de Votorantim aprova PL que institui a Semana de Conscientização e Combate à Gordofobia

por Comunicação publicado 14/06/2023 14h20, última modificação 14/06/2023 14h20

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou nesta terça-feira (13), durante a 19ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura, o Projeto de Lei Ordinária nº 028/23, de autoria dos vereadores Alison Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo (União Brasil) e Adeilton Tiago dos Santos, o Ita (Cidadania), que institui no Calendário Oficial de Votorantim, a Semana de Conscientização e Combate à Gordofobia.

Segundo o texto, a data será comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de abril. Ficará a critério das igrejas, ONGs e grupos de apoio estabelecer e organizar calendários de atividades que serão desenvolvidos durante a semana, com apoio a conscientização por toda cidade por meio de material de divulgação, teatro, palestras, seminários e simpósios com psicólogos em profissionais da área, sem onerar o Poder Público Municipal.

Justificativa

A gordofobia é um neologismo criado para definir formas de preconceito e discriminação que ocorrem quando alguém é apontado como inferior, emocionalmente problemático ou como motivo de piada apenas em razão de peso corporal. O termo pode ser sintetizado como uma aversão que leva uma pessoa a tratar mal aquele que se encontra acima do peso. A discriminação por excesso de peso pode ser vivenciada de maneiras diferentes, desde ofensas e ridicularização, falta de acessibilidade e atitudes preconceituosas em ambientes médico-hospitalares, instituições de ensino, meios de transporte, relacionamentos interpessoais e na mídia.

Segundo os parlamentares, “infelizmente, é grande o número de pessoas que não enxergam que atitudes, comentários ou piadas sobre a forma física do outro têm o poder de causar uma série de danos psíquicos para as vítimas, como depressão, ansiedade e até suicídio”.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), inclusive, divulgou em seu site que o preconceito contra a obesidade compromete a saúde, dificulta o acesso de pessoas acima do peso ao mercado de trabalho e a tratamentos adequados, afeta suas relações sociais e, também, a saúde mental.