Câmara de Votorantim decreta luto oficial pela morte do Papa Francisco

por Comunicação publicado 22/04/2025 17h21, última modificação 22/04/2025 17h21

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Votorantim publicou, nesta terça-feira (22), o Ato nº 6/2025, que institui luto oficial no âmbito do Legislativo Municipal por conta do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, aos 88 anos, ocorrido em 21 de abril.

A medida segue o Decreto do Poder Executivo Federal nº 12.440, que declarou luto oficial em todo o país. Por meio do ato, a Câmara se solidariza com a população votorantinense, brasileira e mundial neste momento de profunda tristeza e comoção, prestando irrestrito apoio às homenagens realizadas em memória do pontífice.

Em sinal de respeito, a Mesa Diretora determinou que as bandeiras Nacional, Paulista, do Município e do Mercosul sejam hasteadas a meio mastro por um período de seis dias. Além deste Ato, foi feito um voto de pesar com a assinatura de todos os parlamentares da Casa Legislativa.  

Ao decretar o luto, o presidente da Câmara afirmou que o pontífice deixa um importante legado não apenas para os católicos mas para todo o mundo por seu exemplo de simplicidade, humildade e tolerância. “O Papa Francisco tocou corações e mentes com suas palavras de amor e inclusão. Sua mensagem de paz e compaixão inspirou pessoas de diferentes credos e culturas e por isso é uma perda significativa para a humanidade, e a Câmara de Votorantim irá homenagear a sua memória com respeito e gratidão”, ressaltou.