Câmara de Votorantim concede votos de congratulações ao maratonista Fernando Gonçalves

por Comunicação publicado 14/11/2023 16h34, última modificação 14/11/2023 16h34
40ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 14/11/2023

Por iniciativa do vereador Thiago Schiming (PSDB) – Presidente do Legislativo -, a Câmara Municipal de Votorantim concedeu votos de congratulações a Fernando Gonçalves -- extensivo aos integrantes da equipe Move Better -- e ao treinador Luciano Monteiro, por representar o Votorantim em disputadas nacionais na modalidade Maratona.

O votorantinense Fernando Gonçalves, de 42 anos, casado com Aline e pai da Lauren, tem uma história de superação que estimula muita gente. Ele abandonou o sedentarismo e, com muita dedicação e foco, chegou à Ultramaratona.

Tudo começou, em 2016: após um exame de rotina, ouviu do médico que ele “era uma bomba relógio e que ia explodir a qualquer momento em razão da pressão alta, colesterol, diabetes etc. Fernando, então, decidiu virar a “chavinha” e começar a cuidar da saúde.

Passou a fazer caminhadas para emagrecer, quando um amigo o convidou para participar de uma corrida de rua, com percurso de 8 quilômetros. Fernando aceitou o desafio, mas chegou ao final da prova quase “infartando”.

“Aquela sensação de cruzar a linha de chegada me fascinou”, disse Fernando. Desde então, ele não parou mais e já completou 112 provas de 5 km, 10 km, 15 km, 21 km e 42 km.

Neste ano, decidiu se desafiar ainda mais e participou de uma ultramaratona de 104 quilômetros. A sensação de terminar é indescritível. A corrida de rua mudou sua vida. Perdeu um total de 36 quilos e ganhou muita saúde.

Junto com a equipe Move Better, Fernando disputa provas na modalidade de atletismo desde 2014 e já participou de importantes maratonas em diversos Estados como: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, além de tantas outras provas realizadas por toda a nossa região.

Sua última participação foi na cidade de Tapiraí (SP) e a próxima corrida já está marcada para 18 de novembro, em Passa Quatro (MG).