Câmara de Votorantim aprova projeto que declara a Associação Clube da Família de Utilidade Pública

por Comunicação publicado 24/05/2023 14h40, última modificação 24/05/2023 14h39
16ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 23/05/2023

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei Ordinária nº 26/2023, de autoria do vereador Thiago Schiming (PSDB) – presidente do Legislativo – declara a Associação Clube da Família como entidade de    Utilidade Pública a Associação Clube da Família.

A Associação Clube da Família atua a 6 anos no bairro Promorar de Votorantim por meio de um trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

O objetivo é buscar a equidade, atuar de forma preventiva e protetiva com as famílias, e incluir no cotidiano da comunidade a oferta de ações para promoção do acesso à educação, arte, música e esporte gratuitamente.

Atualmente, a Associação Clube da Família atende a aproximadamente 60 crianças e 20 adultos que participam ativamente das oficinas, além do atendimento aos familiares, considerando a importância de um serviço mais completo.

Como se trata de uma organização sem fins lucrativos, todas as ações realizadas são gratuitas. A Associação Clube da Família tem se mantido através de doações de recursos financeiros e materiais e por meio do bazar que permanece aberto de segunda a sábado na sede Associação, localizada na rua Eliza David Maganhato, 40, no Promorar, em uma casa cedida para a instituição.

As ações oferecidas à comunidade incluem oficinas de geração de renda a partir de aulas de croche, pintura em tecido, manicure, cuidador de idosos, panificação, confecção de produtos de limpeza, confeitaria com bolos, elétrica básica, design de sobrancelhas, corte e costura.

Ainda há as oficinas de pintura em tela, de estímulo educacional com leitura, alfabetização, atividades lúdicas, exibição de vídeos, gincanas e ações como soletrando, desenho, música, que inclui teclado, canto e violão, e futebol.

Além das oficinas, mensalmente são realizadas entregas de cestas básicas para as famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade, além do auxílio com a doação de medicamentos, fraldas, empréstimos de cadeira de rodas, muletas, cadeira de banho, entre outros.

A Associação Clube da Família também realiza eventos em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, que atendem tanto as crianças como as famílias atendidas, que incluem doações de brinquedos, doces, música, dança, brincadeiras e outras ações que tornam essas datas ainda mais especiais.

Sendo uma organização filantrópica e sem fins lucrativos, a Associação possui os documentos necessários para o funcionamento e as ações são realizadas com transparência. Existe uma diretoria, executiva e fiscal, além de associados e cerca de 20 voluntários que atuam no atendimento às famílias.

Com o reconhecimento de entidade de Utilidade Pública, a Associação Clube da Família busca a garantia da continuidade do trabalho social, ampliando os atendimentos para alcançar mais famílias da região do bairro Vila Nova, além de promover oportunidades e caminhos para a transformação dos sonhos em realidade.