Câmara de Votorantim aprova Moção de Repúdio contra atitude de servidor da Alesp

por Comunicação publicado 31/08/2023 14h24, última modificação 31/08/2023 14h24
29ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 29/08/2023

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou nesta terça-feira (29), por 7 votos 3, uma Moção de Repúdio, encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, contra a atitude do servidor da Alesp, Marcos Antonio Alves, que na função de assistente parlamentar do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira Ferreira (PT), esteve presente no dia 27 de junho do na Sessão da Câmara Municipal de Votorantim, instigando manifestantes a se portarem de maneira agressiva e proferindo falas com comentários repugnantes e desumanos direcionados aos vereadores de Votorantim, que estavam cumprindo o direito democrático de voto livre em Sessão.

Assinada pelos vereadores Cirineu Barbosa, Gaguinho, Ita, Luciano Silva, Mauro dos Materiais, Pastor Lilo e Thiago Schiming, a Moção de Repúdio lembra que, no dia 27 de junho de 2023, no período da manhã, foi realizada a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, onde estava em pauta o acolhimento de Denúncia de Infrações Político-Administrativas praticadas pela prefeita Fabiola Alves da Silva e pelo vice-prefeito, Rodrigo de Melo Kriguer. Dessa forma, o Presidente do Legislativo, ThiagoSchiming, seguiu as orientações contidas no Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, da Presidência da República que disciplina o rito nesse caso.

No entanto, a Sessão teve seu horário de início prejudicado pela confusão causada por manifestantes contrários à votação que quiseram adentrar ao recinto de maneira desordeira, gritando xingamentos aos vereadores. A Sessão teve que ser interrompida várias vezes devido à manifestação desrespeitosa de representantes ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT), em defesa da prefeita.

Materiais como moedas e simulacros de notas de dinheiro foram atirados para dentro do Plenário da Câmara Municipal, em direção dos vereadores, seguido de agressões verbais aos parlamentares.

O assistente parlamentar do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira Ferreira (PT), Marcos Antonio Alves, se portou como o líder dos manifestantes e manteve um comportamento totalmente alterado e agressivo em todo o período da Sessão Ordinária, direcionando palavras de baixo calão sobre a vida profissional e pessoal do Presidente da Câmara Municipal de Votorantim e de vereadores, além de ter apontado o dedo no rosto de uma Tenente da Polícia Militar, que estava exercendo seu trabalho, e assim, desrespeitando todos os presentes.

No texto da Moção de Repúdio, os vereadores signatários escreveram: “Repudiamos de forma veemente o comportamento agressivo e as ofensas do Senhor Marcos Antonio Alves, que deixaram clara sua postura desrespeitosa, tendo em vista que, conhece bem as normas desta Casa de Leis, uma vez que já foi vereador e Presidente; e, considerando que, o Senhor Marcos Antonio Alves demonstra seu caráter vil e sua fala é uma verdadeira afronta à democracia e aos Vereadores de Votorantim”.

Os votos

A Moção de Repúdio recebeu o voto “sim” dos vereadores Cirineu Barbosa, Gaguinho, Ita, Luciano Silva, Mauro dos Materiais, Pastor Lilo e Cesar Silva. Votaram “não” à Moção de Repúdio os vereadores Zelão, Rogério de Lima e Robson Vasco.