Câmara aprova requerimento sobre funcionamento e expansão de radares em Votorantim

por Comunicação publicado 03/09/2025 11h14, última modificação 03/09/2025 11h14
29ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 02/09/2025.

Na 29ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal aprovou o Requerimento nº 277/25, de autoria do vereador Luciano da Camps (Republicanos), que trata da situação dos radares de fiscalização de trânsito em Votorantim.

O parlamentar lembrou que, há cerca de dez anos, foi firmado contrato de comodato com a empresa Splice, visando testar a eficácia dos equipamentos na disciplina dos motoristas e na coleta de dados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). Segundo ele, os resultados demonstraram a relevância dos radares para a redução de acidentes e para o planejamento do tráfego no município.

No documento, Luciano questiona o Executivo sobre as medidas para garantir o funcionamento dos radares já instalados e se há planos para a criação de uma legislação municipal específica que regulamente a instalação e utilização desses equipamentos. O requerimento também pede informações sobre a possibilidade de implantação de novos radares, com a previsão de que a arrecadação das multas seja revertida em melhorias na mobilidade e segurança viária.

O vereador destacou ainda que, em comparação com lombadas e lombotravessias, os radares representam uma alternativa mais econômica e eficaz para disciplinar o trânsito.