Câmara aprova PL de Luciano Silva que declara a Festa Junina como Patrimônio Cultural Imaterial

por Comunicação publicado 14/07/2023 10h03, última modificação 14/07/2023 10h03

O Projeto de Lei nº 40/2023, de autoria do vereador Luciano Silva (Podemos), que declara a Festa Junina Beneficente de Votorantim como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Votorantim foi aprovado nesta terça-feira (11) pela Câmara Municipal de Votorantim.A Festa foi criada em 1915 por um pequeno grupo de católicos da cidade e desde então se tornou tradição em Votorantim.

Na condição de Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Votorantim, a Festa Junina mantém preservadas a continuidade histórica, a relevância para a memória local e referência cultural dos votorantinenses.

A comemoração foi criada em 1915 por um pequeno grupo de católicos da cidade e desde então, as bandeirinhas coloridas são hasteadas e comidas típicas entram em cena na Festa Junina Beneficente de Votorantim.

O tradicional evento da cidade resistiu ao tempo e completou 103 anos em 2018. Hoje a festa se tornou um marco na história do município, atraindo milhares de pessoas com comidas típicas, brinquedos e shows com as celebridades do momento, no começo o movimento era muito mais tímido, nos dias de hoje é a maior e mais bonita festa do estado de SP. A festa começou por iniciativa da comunidade junto à igreja católica, em homenagem ao santo padroeiro da cidade, São João Batista, comemorado no dia 24 de junho, além de Santo Antônio, no dia 13, e o dia de São Pedro, 29.

No início do século, a festa era realizada no bairro Vila Dominguinho, em frente a uma fábrica de tecidos, já extinta, onde permaneceu por cerca de 45 anos, até o começo dos anos 1960. Na época, a festa já arrecadava fundos, como manter as despesas clericais e a arrecadação para a construção da igreja matriz, nomeada de Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição. A partir dos anos 1970, a celebração deixou de ser organizada pela igreja e foi entregue ao poder público.

Como a prefeitura não poderia realizar o evento, foi criada a Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) e hoje pelo fundo social responsável por distribuir a arrecadação para entidades assistenciais, logo depois, o evento passou a ser realizado na Praça José Ermírio de Moraes, no mesmo bairro, onde ficou até o fim da década. Neste período, o evento foi realocado para o local atualmente conhecido como a praça de eventos Lecy de Campos, cartão postal da cidade, que na época ainda era um terreno de chão batido. O espaço só foi nomeado em dezembro de 1996, quando a praça finalmente foi inaugurada para receber as festividades de Votorantim. Diversas brincadeiras faziam parte da comemoração junina, como o pau de sebo, em que é necessário escalar um mastro ensebado para pegar o prêmio no topo, o correio elegante, que era a troca de recados escritos no papel pelos integrantes da festa. A praça de eventos da cidade leva o nome Lecy de Campos, em homenagem a um presbítero de Votorantim que viveu de 11 outubro de 1913 a 07 de setembro de 1991. É ele o autor do hino da cidade, oficializado em 28 de junho de 1972. A praça foi nomeada por meio de um projeto de lei do então Prefeito Erinaldo Alves da Silva, encaminhado e aprovado na Câmara Municipal.