Atendendo pedidos de skatistas, vereador Cesar Silva cobra melhorias e nova pista

por Comunicação publicado 21/02/2024 11h50, última modificação 21/02/2024 11h50
3ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 20/02/2024

Atendendo reivindicação de grupos de skatistas da cidade, o vereador Cesar Silva (Cidadania), apresentou em plenário, na sessão desta terça-feira (20), na Câmara Municipal o requerimento questionando a Secretaria de Esportes se há planos para revitalizar as pistas de skate já existentes na cidade e possivelmente, expandir as modalidades, incluindo a instalação de obstáculos específicos como a pista bowl.

O parlamentar ressalta que tem sido procurado por grupos de pessoas praticantes do skate informando que embora Votorantim já conte com quatro pistas, sendo todas elas na modalidade Street, a ausência de pistas da modalidade Bowl pode limitar a experiência dos praticantes e a diversidade de técnicas exploradas. “É um esporte em plena expansão e que a cada dia ganha muitos adeptos, principalmente entre os jovens e adolescentes”, destaca Cesar Silva.
Conforme o requerimento, a crescente popularidade e reconhecimento do skate como esporte olímpico tem proporcionado maior visibilidade e aceitação social dessa prática esportiva.
O skate não apenas se estabeleceu como prática esportiva, mas também desempenha papel significativo na promoção de um estilo de vida saudável. Além disso, evidencia-se como alternativa construtiva para o aproveitamento do tempo livre, contribuindo para o desenvolvimento físico, mental e social dos praticantes.
De acordo com os praticantes, a modalidade Bowl, representa uma vertente essencial do skate, proporcionando desafios específicos e atraindo praticantes especializados conhecidos como "Bowlriders", cujo estilo único é caracterizado pela fluidez nas paredes côncavas e inclinadas.
Sendo assim, os skatistas destacam ainda a existência de pistas Bowl em cidades vizinhas, como Sorocaba, evidenciando uma lacuna na oferta desse tipo de estrutura em Votorantim, o que pode contribuir para a migração de praticantes para outras localidades.
Dessa forma o vereador, está questionando a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes (Sedesp), se já estabeleceu uma comissão em colaboração com skatistas locais para discutir e direcionar melhorias nas pistas existentes e futuras, bem como se há estratégias planejadas para atrair eventos e competições de skate para Votorantim, incluindo a possibilidade de trazer figuras reconhecidas nacionalmente nesse esporte.