Aprovado projeto que nomeia ESF NO PARQUE SÃO JOÃO

por Comunicação publicado 30/05/2023 17h35, última modificação 01/06/2023 16h24
17ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 30/05/2023

De forma conjunta, os vereadores Cesar Silva (CIDADANIA) e Thiago Schiming (PSDB) são autores do Projeto de Lei,  aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (30), que denomina a Unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF “Antonia Mendes Gonçalves”, no Parque São João.

Antonia Mendes Gonçalves nasceu em Itaberá-SP, no dia 24 de novembro de 1918. Chegou a Votorantim no ano de 1946 e logo exerceria uma importante função, aliás um dom de Deus que a destinaria a trazer vidas ao mundo, que foi ser parteira. Tudo começou com o parto de seu segundo filho, pois, na ocasião, todos tinham ido a uma festa e ela ficou sozinha com seu pai, e percebendo que a criança estava nascendo e não daria tempo de chamar a parteira, fez o parto ela mesma e cortou o cordão umbilical, só depois é que o seu pai foi buscar a parteira.

Isso a encorajou e, depois desse fato, não parou mais, ajudando muitas mulheres a trazer ao mundo dezenas de votorantinenses. A sua filha Maria Luiza ainda conta com orgulho da tarefa da mãe, que recebia todo o apoio do então médico da cidade, o Doutor Garcia. Ela percorria principalmente as vilas operárias, como bairros da Chave, Barra Funda e Votocel, onde era chamada para realizar os partos.

Sempre envolvida com o social, depois do falecimento de seu filho em 1972, encontrou ainda mais força para trabalhar pelos pobres e necessitados, fundando o Clube de Mães “Sagrada Família”, em 24 de maio de 1974. Quando coordenadora do Clube de Mães sempre procurava promover o social, além de ministrar as aulas de tricô, corte e costura, bordado e pintura. Com isso programava palestras sobre higiene e economia do lar; incentivando-as a não se esquecerem das vacinas de seus filhos e depois da iniciativa da Dona Antonia é que foram surgindo outros clubes, dos quais alguns funcionam até hoje.

Dona Antonia foi também Ministra Extraordinária da Eucaristia, visitava os doentes impossibilitados de irem à Igreja. Também fazia parte da Pastoral da Saúde, onde exerceu, durante muito tempo, a função de coordenadora. Ela também teve uma participação importante na implantação da Farmácia Paroquial Nossa Senhora das Dores, inaugurada em 15 de setembro de 1995, onde está registrado o reconhecimento do incansável trabalho em favor dos menos favorecidos e doentes da cidade.

Sua caminhada deixou fortes marcas e belos exemplos, inclusive em 1997 foi honrada por esta Câmara Municipal com o Título de “Cidadã Votorantinense”, pelos seus relevantes trabalhos prestados ao nosso Município. Dona Antonia faleceu no dia 06 de agosto de 2004, deixando uma enorme lacuna na vida das pessoas que a amavam e admiravam.