Aprovado projeto que institui o hasteamento da Bandeira da Emancipação durante as comemorações do aniversário de Emancipação Político-Administrativa da cidade

por Comunicação publicado 30/03/2022 15h09, última modificação 30/03/2022 15h09
9ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 29/03/2022

Foi aprovado durante a 9ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (29/03), o Projeto de Lei nº 11/22, de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania) que institui a Bandeira da Emancipação de Votorantim. De acordo com o projeto, a Bandeira torna-se símbolo oficial e passa a ser hasteada, anualmente, durante a Semana da Emancipação, como parte das comemorações do aniversário de Emancipação Político-Administrativa.

“Hoje temos uma cidade chamada Votorantim, que representa o nosso porto seguro, que representa uma cidade que ajuda a transformar vidas, porque Votorantim se tornou geradora de oportunidades. E nos enche de orgulho afirmar que somos votorantinenses. No dia de hoje tenho o prazer de trazer este Projeto que vai contribuir para valorização da nossa história, relembrando toda a luta que se iniciou nos anos 60 como um grupo que acreditava no potencial da nossa cidade”, justificou Cesar.

A Bandeira da Emancipação deverá compor no período indicado, o conjunto de pavilhões expostos em frente ao Paço Municipal, na entrada da sede da Câmara Municipal e outros órgãos e espaços públicos municipais que contarem com mastros para exposição e hasteamento.

De acordo com o texto original da propositura, aprovado de forma unânime pelos parlamentares, os objetivos deste projeto são: “intensificar o cultivo de costumes e gestos de notável importância para a construção da identidade local; resgatar um momento histórico que gerou intensa movimentação democrática e condições ideais para que Votorantim se emancipasse; propor com o gesto de hasteamento e exposição, homenagem a todos os vanguardeiros, como ficaram conhecidos, os votorantinenses que lutaram a favor da campanha pelo desmembramento do então distrito Votorantim da cidade-mãe Sorocaba”.