Aprovado Projeto que institui o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio e sua inclusão no Calendário Oficial de Votorantim

por Comunicação publicado 11/10/2023 11h36, última modificação 11/10/2023 11h36
35ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 10/10/2023

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (10), o Projeto de Lei, de autoria do vereador Thiago Schiming (PSDB) – Presidente do Legislativo –, que institui o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio e inclui a data no Calendário Oficial do Município de Votorantim.

O Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio será lembrado, anualmente, todo o dia 10 do mês de setembro.

“Casos de transtorno de ordem psiquiátrica e psicológica, como a depressão, que pode levar ao suicídio, infelizmente aumentou após a pandemia de Covid, e está abrangendo diferentes faixas etárias, nível de escolaridade e profissional e classes socioeconômicas”, disse Thiago Schiming.
“Assim, anualmente, diversos países, estados e municípios estão desenvolvendo ações de combate às causas do suicídio durante o mês de setembro”, enfatizou o parlamentar. Ao lembrar que estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a taxa de suicídios cresceu em cerca de 60% nas últimas cinco décadas.
A cada ano, cerca de um milhão de pessoas tira a própria vida, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, índice equivalente a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, estima-se que o número real de suicídios possa ser maior do que os apontados em estatísticas, pois, muitas vezes, casos de suicídio são relatados como “mortes acidentais”.
“O Projeto é de extrema relevância para toda a nossa população, servirá de alerta sobre o assunto e um olhar mais cuidadoso e específico com a Saúde Mental”, disse Thiago Schiming ao falar sobre a aprovação do Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio e sua inclusão no Calendário Oficial do Município de Votorantim.