Aprovado projeto do Executivo de protocolo de intenções para compra de vacinas contra Covid-19

por sandra — publicado 18/03/2021 18h40, última modificação 19/03/2021 00h17
Durante sessão extraordinária realizada no final esta quinta-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei n° 017/21.

A Câmara Municipal de Votorantim realizou na desta desta quinta-feira (18), uma sessão extraordinária virtual, a primeira de 2021 neste formato, com o objetivo de votar o projeto de lei n° 017/21, de autoria do Executivo, que permite constituir consórcio público por meio da ratificação de protocolo de intenções firmado entre os  municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do Coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. Para que a celebração do consórcio público seja confirmada, era necessário a aprovação dos vereadores.

Os parlamentares aprovaram o projeto por unanimidade, tendo em vista a consciência de todos, de que a pandemia já fez mais de 282 mil vítimas fatais no Brasil, assim como já tirou a vida de 166 moradores de Votorantim. Sem contar que dezenas de pessoas esperam na fila da secretaria da Saúde por uma vaga para internação na rede pública municipal.

Todos os parlamentares manifestaram-se durante a sessão extraordinária, penalizados com a situação caótica do Brasil, e com o número de mortos que diariamente são anunciados nos principais portais de notícias do país. Os vereadores fizeram questão de abordar a quantidade de pessoas que os procuram diariamente em busca de ajuda para internação de familiares ou amigos. O que não está sendo possível devido à superlotação nos leitos hospitalares de Votorantim.

Os parlamentares ressaltaram, que até mesmo a rede privada está tomada por pacientes com Coronavírus, e que em breve, se algumas providências não forem tomadas com urgência, as cidades poderão ficar sem insumos e medicamentos de primeira necessidade para o combate aos males causados pela Covid-19, assim como para tratamento de outras doenças.

O projeto de lei 017/21, aprovado nesta quinta-feira, agora segue para o Executivo dar os devidos encaminhamentos, e cumprir ainda as dezenas de exigências legais até o momento que seja possibilitado à cidade, a aquisição de vacinas para compor o calendário do município e a necessidade da população.