Aprovado Projeto de Lei de denominação de via pública “Maria Quitéria da Conceição”.

por Comunicação publicado 04/10/2023 13h21, última modificação 04/10/2023 13h21
34ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 03/10/2023

Foi aprovado durante a 34ª Sessão realizada nesta terça-feira (03), o Projeto de Lei de Autoria do vereador Rogério Lima (PP), que denomina a via pública que se inicia na Rua Thomaz Gimenes Martins (antiga Rua das Chácaras) e termina sem saída, localizada no bairro Jardim Tatiana, como Rua “Maria Quitéria da Conceição”.

A senhora Maria Quitéria da Conceição nasceu no dia 14/02/1937 na cidade de Jucati, Estado de Pernambuco. Casou-se cedo e com o primeiro marido teve um filho. Dois anos depois ficou viúva.

Dividia o cuidado do filho pequeno com as tarefas de casa e o trabalho. Naquela época, cidade pequena, as dificuldades eram maiores e os recursos escassos. Acabou amasiando e nesse relacionamento teve outros 16 filhos. Virou comerciante na área da refeição, onde tinha um ponto no mercado municipal de São Bento do Una. Cozinheira de mão cheia, também vendia pastel e tapioca na feira-livre da vizinha cidade de Lajedo, todas as quartas-feiras.

Uma das filhas já morava em Votorantim/SP e por isso convidou a mãe para que viesse morar na cidade. Assim teria tempo de cuidar dela, pois dona Maria Quitéria, depois de uma vida sofrida e de muito trabalho para criar os 17 filhos, merecia um descanso.

Mesmo vindo para Votorantim, nossa homenageada não deixava de participar do convívio social na comunidade. Seu plano era, também, poder participar da feira livre da cidade promovendo suas delícias culinárias.

Pessoa muito dedicada à família e ativa nas tarefas do dia a dia, acompanhou todo o crescimento da região onde a rua levará seu merecido nome.