Vereadores visitam instalações da Águas de Votorantim

por sandra — publicado 04/02/2021 19h05, última modificação 04/02/2021 19h12
Vereadores visitam instalações da Águas de Votorantim

Vereadores na Águas de Votorantim

O presidente da Câmara Municipal, José Cláudio Pereira, "Zelao" (PT), os vereadores Pastor Lilo (DEM), Cesar Silva (Cidadania), e a assessora parlamentar, representando o vereador Mauro dos Materiais (PTB) nesta quinta-feira (4/2) estiveram visitando as instalações da Águas de Votorantim no município, a convite da empresa, para conhecerem mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela concessionária no município.

Durante o encontro, os parlamentares puderam conhecer toda a dinâmica de funcionamento da empresa e seus respectivos setores, além de tirar dúvidas sobre as redes e demandas que a população leva até a Câmara periodicamente. Foram apresentados dados técnicos do município e a forma como é feita a distribuição de água nos bairros da cidade. 

De acordo coma empresa, atualmente 99% da população de Votorantim têm acesso a água tratada. O sistema de abastecimento de água do município é composto por quatro estações de tratamento de água: ETA Central,  ETA Votocel, ETA Votex e ETA Novo Mundo, e um poço, o Poço Morros. A cobertura de esgoto também é de 99%.

Os parlamentares assistiram a uma apresentação visual no centro administrativo da concessionária, localizada na avenida Reverendo Manoel José da Conceição, e depois seguiram para a Estação de Tratamento de Esgoto Guimarães, na mesma via, e depois estiveram na Estação de Tratamento de Água Central.

Represa de Itupararanga – Durante a primeira parte da visita, ainda no centro administrativo da Águas de Votorantim, um tópico que foi abordado, e que mereceu comentários dos vereadores presentes foi a citação da Represa de Itupararanga, que segundo os presentes, está “pedindo socorro”.

A represa está com a água abaixo do que sempre foi considerado normal e preocupando os vereadores. O vereador Zelão foi enfático ao dizer que a região não está se organizando para um “Plano B”, que os municípios estão utilizando a água sem planejamento e que muito em breve quem mais vai sofrer com o caos na represa são os municípios de Votorantim e Sorocaba.

“Nossa represa está baixando rapidamente. É muito preocupante, hoje não sabemos a real quantidade de água que temos. E se providências não forem tomadas urgente, logo teremos problemas. Sem contar que as cidades estão jogando esgoto bruto nas águas de Itupararanga e não estão se preocupando com isso”, desabafou o presidente da Câmara.

O vereador Cesar Silva também se manifestou a respeito de como Itupararanga está sendo tratada. “Agrotóxicos, esgoto sem controle, expansão imobiliária na região. A represa enfrenta inúmero problemas e nós estamos abaixo da represa, com o passar dos anos vamos sofrer as consequências, tanto Votorantim, como Sorocaba”, disse.

O Pastor Lilo questionou o que está sendo feito pelos órgãos responsáveis no sentido de buscar solução para as ameaças que afetam a represa.