Vereadora pede informações sobre drenagem urbana e problemas em galeria de águas pluviais no Jardim Serrano II

por Comunicação publicado 04/02/2026 14h34, última modificação 04/02/2026 14h34
1ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 03/02/2026

Durante a 1ª Sessão Ordinária de 2026, realizada no dia 3 de fevereiro, a vereadora Lú Ferrari (PT) apresentou o Requerimento nº 010/26, no qual solicita informações ao Poder Executivo sobre a drenagem urbana no município e, em especial, sobre problemas na rede de águas pluviais na Rua Jacques Gonçalves, no Jardim Serrano II.

No documento, a parlamentar relembra que, em fevereiro de 2025, apresentou o Requerimento nº 005/25 questionando a existência de um diagnóstico municipal sobre áreas afetadas por inundações em razão da falta de sistemas adequados de drenagem e manejo das águas pluviais. Segundo ela, a resposta encaminhada à época concentrou-se apenas na área rural, sem contemplar a realidade urbana do município.

A vereadora cita dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que apontam que falhas nos sistemas de drenagem e manejo das águas pluviais geram impactos diretos na vida da população urbana. Lú Ferrari também destaca o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, instituído pela Lei nº 14.026/2020, que estabelece como princípio a universalização dos serviços de saneamento, incluindo a drenagem e o manejo das águas pluviais.

De acordo com o requerimento, a ausência de um sistema de drenagem eficiente pode provocar inundações recorrentes, especialmente em períodos de chuvas intensas, ocasionando danos a imóveis, à infraestrutura pública e privada e até o desalojamento de moradores. A parlamentar relata que moradores da Rua Jacques Gonçalves, no Jardim Serrano II, vêm enfrentando trincas e rachaduras em suas residências em razão de problemas estruturais na galeria de águas pluviais da via.

Diante disso, a vereadora questiona quais providências estão sendo adotadas pelo Poder Público para solucionar o problema na rede de águas pluviais que tem causado danos aos imóveis da Rua Jacques Gonçalves. Ela também pergunta se os moradores que foram notificados pela Defesa Civil para deixarem suas residências receberão algum tipo de apoio ou assistência social por parte do município.

Por fim, Lú Ferrari solicita informações sobre qual é o Plano de Manejo das Águas Pluviais de Votorantim voltado às áreas urbanas do município.