Vereador solicita esclarecimentos sobre fornecimento e aplicação de vacinas nas UBSs

por Comunicação publicado 10/07/2025 09h45, última modificação 10/07/2025 09h45
23ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 08/07/2025.

Durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, realizada em 8 de julho, foi aprovado o Requerimento nº 224/2025, de autoria do vereador Fernando Fernandes (PP), que solicita à Prefeitura informações detalhadas sobre o fornecimento, armazenamento, aplicação e divulgação das vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O parlamentar destaca que a população tem enfrentado dificuldades quanto à transparência dos dias e horários de aplicação das vacinas básicas, como também sobre a aplicação das vacinas contra Influenza A, Influenza B, Covid-19 e Dengue. Em seu requerimento, Fernando questiona a existência de um calendário fixo, os critérios de atendimento por unidade, o protocolo adotado em caso de falta de vacinas, além dos cuidados com o armazenamento e conservação dos imunizantes, especialmente em situações de queda de energia.

O documento também busca esclarecer se as UBSs aceitam aplicar vacinas em pacientes que não residem na região de abrangência da unidade procurada, além de questionar sobre as campanhas de vacinação e a adesão ao calendário nacional.

O requerimento será encaminhado ao Poder Executivo para que preste os devidos esclarecimentos à Câmara Municipal.