Vereador propõe estudo sobre programa “Metaverso Educacional” em Votorantim

por Comunicação publicado 01/10/2025 09h44, última modificação 01/10/2025 09h44
33ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 30/09/2025

Na 33ª Sessão Ordinária, realizada no dia 30 de setembro, a Câmara Municipal aprovou o Requerimento nº 317/25, de autoria do vereador Luciano da Camps (Republicanos). O documento solicita informações ao Executivo sobre a possibilidade de implementação do programa “Metaverso Educacional” na rede municipal de ensino.

A proposta busca inserir os estudantes em uma nova plataforma de ensino virtual, que permitiria explorar áreas ligadas às chamadas “profissões do futuro”, como robótica espacial, desenvolvimento de games, lógica, ciências ambientais, inteligência artificial e economia aplicada.

Segundo o requerimento, a iniciativa poderia ser viabilizada por meio de parcerias com a iniciativa privada, reduzindo custos para o município. Além disso, o modelo estaria alinhado a 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

O vereador indaga se existe um cronograma para implantação do programa, se há planos de parceria com empresas privadas e de que forma os educadores seriam capacitados para utilizar a nova plataforma de forma efetiva.