Vereador cobra explicações sobre paralisação dos atendimentos no NAEE de Votorantim

por Comunicação publicado 02/05/2025 09h15, última modificação 05/05/2025 16h18
13ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 29/04/2025

Durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (29), o vereador Rodrigo Kriguer (PSB), presidente da Câmara, apresentou requerimento solicitando esclarecimentos ao Executivo sobre a suspensão dos atendimentos no Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) de Votorantim.

Referência regional no suporte a crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, o NAEE atende aproximadamente 200 alunos da rede municipal com deficiência intelectual, auditiva, visual, física, múltipla, altas habilidades/superdotação, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). O núcleo oferece apoio técnico e atendimento multidisciplinar em ambientes preparados para estimulação e integração sensorial, brinquedoteca e salas específicas de atendimento.

O vereador destaca que o NAEE é o único da Região Metropolitana de Sorocaba com esse modelo completo de atendimento, tendo inclusive recebido visitas técnicas de municípios como Sorocaba, Ibiúna, Capão Bonito, Pilar do Sul e até de cidades de outros estados, como Canaã dos Carajás (PA).

No requerimento, Kriguer questiona os motivos da paralisação dos serviços e se há previsão para o retorno das atividades. Também solicita informações sobre os valores investidos atualmente e previstos para a manutenção e possível reativação do núcleo, além de indagar se existem estudos para garantir a continuidade e o aprimoramento da unidade, dado seu papel de referência.

O requerimento foi aprovado pelo plenário e será encaminhado à Prefeitura, que deverá prestar os esclarecimentos dentro do prazo legal.

Indicações

Nº 305/25 Autor: Vereador Rodrigo de Melo Kriguer Sugere à Administração Municipal que por meio do setor competente seja realizada a interdição e lacração dos banheiros externos do Centro Comunitário Parque Bela Vista

Nº 306/25 Autor: Vereador Rodrigo de Melo Kriguer Sugere à Administração Municipal que junto com o setor competente estude a possibilidade de fazer reparos nos banheiros (parte hidráulica e a instalação de assentos sanitários nos banheiros) do Centro Esportivo Recreativo Municipal Aldovir Gori – CERMAG. Diversos banheiros encontram-se interditados ou sem condições mínimas de uso devido à falta de manutenção hidráulica e de assentos nas privadas, prejudicando atletas, profissionais e toda a comunidade que utiliza o espaço.

Nº 307/25 Autor: Vereador Rodrigo de Melo Kriguer Sugere à Administração Municipal que junto a Secretaria de Mobilidade UrbanaSemob realize um estudo técnico para Rua Olga Fernandes Campioni se tornar “mão dupla”.