Vereador cobra demarcação para contêineres de lixo

por Comunicação publicado 18/12/2025 11h12, última modificação 18/12/2025 11h12
44ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 16/12/2025

A Câmara de Votorantim aprovou na última sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (16), o requerimento de autoria do vereador Pastor Dr. Luiz Carlos (PL) que cobra da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a demarcação de espaços para todos os contêineres espalhados pelas ruas e avenidas da cidade.

Atualmente, o município conta com mais de 1.000 contêineres de lixo espalhados pela cidade, com estimativa de chegar a 1.500 unidades nos próximos meses.

Conforme destaca o parlamentar, apesar da grande importância desses equipamentos, os munícipes que residem próximos aos contêineres reclamam do uso impróprio dos mesmos, bem como da mudança constante do dispositivo de local. “Sabemos que em alguns casos essa demarcação já existe, por isso agora estamos cobrando demarcação em todos os pontos, e mais, também estamos pedindo uma fiscalização mais efetiva”, ressalta.

No entanto, há uma incidência maior de reclamações justamente nos locais onde a implantação dos equipamentos é mais recente. Diante disso o vereador faz os seguintes questionamentos: está nos planos da Administração, por meio do setor competente, realizar a manutenção das demarcações de espaços para contêineres nas vias públicas, bem como garantir que todos os espaços, nas vias públicas, onde foram colocados contêineres estejam devidamente sinalizados com demarcação de solo e se a Prefeitura mantém um trabalho, no sentido de inspecionar, periodicamente, para verificar se os contêineres alocados nas vias públicas do município em locais específicos não foram deslocados de seus locais de origem.