Câmara reduz frota e doa mais três veículos ao Executivo
A Câmara Municipal de Votorantim oficializou, nesta quinta-feira, dia 18 de dezembro de 2025, a doação de mais três veículos de sua frota ao Poder Executivo. O ato foi formalizado com a assinatura do presidente da Casa, vereador Rodrigo Kriguer (PSD), e registro fotográfico. O parlamentar solicitou que os automóveis sejam destinados à área da saúde.
A entrega contou com a presença dos vereadores Ronaldo Camargo (PL), Lú Ferrari (PT), Roberto França (PL), Luciano da Camps (Republicanos) e Pr. Dr. Luiz Carlos (PL), além do vice-prefeito Rogério Pécora.
A medida decorre da aprovação do Projeto de Resolução nº 7/25, votado durante a 44ª Sessão Ordinária, realizada em 16 de dezembro. A proposta, de autoria da Mesa Diretora, alterou dispositivos da Resolução nº 04, de 17 de dezembro de 2024, que regulamenta o uso da frota de veículos oficiais do Legislativo.
Com a nova norma, a Câmara passou a limitar em até cinco o número de veículos destinados ao uso parlamentar e administrativo uma vez que outros três automóveis já foram cedidos ao Executivo no início deste ano. O texto também reorganizou a numeração dos automóveis e promoveu ajustes na gestão da frota.
A resolução reforça regras de controle e guarda das chaves dos veículos. Quando não estiverem em uso, os automóveis devem permanecer sob a responsabilidade da Coordenadoria de Transportes e Zeladoria.
Cada gabinete responde pela elaboração e entrega semanal dos relatórios de utilização, que devem ser encaminhados à Coordenadoria no primeiro dia útil da semana seguinte.
Na exposição de motivos, a Mesa Diretora informou que as mudanças buscam adequar a frota às necessidades atuais do Legislativo, com foco em economicidade, eficiência administrativa e melhor gestão dos recursos públicos.
A possibilidade de doação dos veículos já estava prevista no texto aprovado pelo Plenário. Segundo a justificativa, a medida gera economia orçamentária para a Câmara e amplia o aproveitamento dos bens públicos em benefício da população.
Com a formalização da doação, o Legislativo municipal reforça o compromisso com a racionalização dos gastos públicos e o apoio a áreas essenciais do município, como a saúde.