Câmara de Votorantim solicita informações sobre déficit de professores na rede municipal

por Comunicação publicado 09/03/2026 11h54, última modificação 09/03/2026 11h54
5ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 03/03/2026

Na 5ª Sessão Ordinária realizada em 3 de março, a Câmara Municipal de Votorantim aprovou o Requerimento nº 047/26, de autoria do vereador Diego da Padaria (Podemos), que solicita ao Poder Executivo informações detalhadas sobre a situação do quadro de professores da rede municipal de ensino.

A propositura destaca que a educação é um direito social fundamental e um dos principais pilares para o desenvolvimento do município, ressaltando a preocupação com possíveis carências de docentes em unidades escolares, situação que pode comprometer o funcionamento das atividades pedagógicas, gerar sobrecarga aos profissionais em exercício e impactar o aprendizado dos estudantes.

O requerimento solicita dados sobre o número total de cargos existentes, a quantidade de vagas em aberto, a existência de unidades com déficit de professores, a utilização de contratos temporários ou substitutos e a previsão de realização de concurso público ou processo seletivo. Também questiona quais medidas emergenciais estão sendo adotadas para evitar prejuízos ao calendário letivo e à qualidade do ensino em Votorantim.