Câmara de Votorantim participa de Grupo de Trabalho nacional sobre uso do WhatsApp em Ouvidorias

por Comunicação publicado 18/12/2025 11h39, última modificação 18/12/2025 11h39

A Câmara Municipal de Votorantim, por meio de sua Ouvidoria, participou, ao longo de 2025, de um Grupo de Trabalho nacional que reuniu Ouvidorias de Câmaras, Prefeituras e Tribunais de Contas de diversas regiões do país para estudar o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta de apoio ao atendimento ao cidadão.

A iniciativa teve como objetivo compreender de que forma a tecnologia pode contribuir para tornar as Ouvidorias mais acessíveis, ágeis e transparentes, respeitando princípios fundamentais como a escuta qualificada, o cuidado e o respeito ao cidadão. Ao longo de quatro meses, a pesquisa avaliou 91 Ouvidorias Municipais, utilizando metodologia estruturada e a técnica de cliente oculto, resultando em um panorama nacional sobre práticas, avanços e desafios no uso do aplicativo.

O estudo teve caráter exploratório e buscou mapear padrões de uso do WhatsApp em Ouvidorias, especialmente em municípios de pequeno e médio porte, sem avaliar a qualidade dos atendimentos ou emitir juízos de valor. A análise foi estruturada a partir de quatro eixos principais: institucionalização, atendimento, avaliação e acessibilidade.

Para o ouvidor da Câmara de Votorantim, Luiz Quarantani, a participação no Grupo de Trabalho permitiu a troca de experiências e o aprofundamento do debate sobre o uso responsável da ferramenta no serviço público. “Inicialmente, nossa participação foi para entender como o WhatsApp poderia ser utilizado como mais um canal de atendimento ao cidadão. Com o avanço da pesquisa, foi possível conhecer experiências de outros órgãos e contribuir para a construção de diretrizes que futuramente podem orientar a padronização do uso dessa ferramenta nas Ouvidorias Municipais”, destacou.

Como desdobramento do estudo, está prevista a realização de pesquisas mais amplas e a elaboração de uma cartilha orientativa, com diretrizes para o uso ético, seguro e padronizado do WhatsApp no contexto das Ouvidorias, contribuindo para o fortalecimento da transparência e da participação social.

O relatório completo da pesquisa está disponível no portal do Governo Federal:
https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/central-de-conteudos/produtos_da_renouv/relatorio-de-pesquisa-1.pdf