Aprovado projeto que cria o Dia da Mãe Atípica em Votorantim

por Comunicação publicado 28/05/2025 10h20, última modificação 29/05/2025 10h47
17ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 27/05/2025.

Foi aprovado durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, realizada na última terça-feira (27), o Projeto de Lei Ordinária nº 026/2025 do vereador Fernando Fernandes (PP), que propõe a instituição do Dia da Mãe Atípica no calendário oficial do município. A data sugerida é o dia 30 de maio, com a possibilidade de promoção de ações ao longo da semana.

O projeto reconhece e valoriza mulheres que exercem a maternidade em condições desafiadoras, cuidando de filhos com deficiências, síndromes, transtornos como TDAH e TDA, doenças raras, dislexia, entre outros. A proposta prevê que o município possa desenvolver atividades voltadas à inclusão, apoio emocional, acesso a recursos e valorização social dessas mães, frequentemente sobrecarregadas por falta de rede de apoio e políticas públicas eficazes.

Na justificativa, o parlamentar destaca dados do Instituto Baresi, apontando que cerca de 78% das mães atípicas são abandonadas pelos pais das crianças antes dos cinco anos de idade. “Essas mulheres acabam assumindo sozinhas toda a responsabilidade pelos cuidados especiais de seus filhos, muitas vezes renunciando ao autocuidado e enfrentando a invisibilidade social”, afirma Fernando.

O objetivo do projeto é promover conscientização e ações concretas de apoio psicossocial, terapêutico e educacional, além de fortalecer políticas públicas voltadas a essa parcela da população.